Mas, afinal, você sabe o que é hérnia abdominal?
A hérnia abdominal é definida como um abaulamento ocasionado quando há movimentação ou deslocamento de um órgão interno, através de pontos e regiões de fraqueza na musculatura da parede do abdômen ou de orifícios naturais já existentes.
Diferentes fatores são capazes de ocasionar a hérnia abdominal. O quadro pode ser hereditário, mas também outras situações podem causá-lo, como o aumento da pressão intra-abdominal (conforme ocorre na gestação, em casos de constipação ou de obesidade), cirurgias abdominais anteriores e esforço físico excessivo, por exemplo.
Existem diferentes tipos de hérnia abdominal: umbilical, inguinal, epigástrica e incisional. Seus sintomas podem variar de acordo com suas características, mas os principais deles são:
- Dor ou desconforto na região afetada;
- Inchaço localizado, principalmente quando há aumento de pressão intra-abdominal ou com a realização de atividade física;
- Melhora dos sintomas quando se está em repouso e/ou deitado.
Não há uma idade específica para o surgimento de hérnia, porém é mais comumente encontrada em adultos. E, independentemente da faixa etária, é fundamental buscar ajuda médica experiente e especializada para a realização de um bom exame clínico. Exames de imagem também poder ser necessários para a conclusão de um diagnóstico acertado.
É possível tratar hérnia abdominal? Sim! A maneira correta e eficaz para realizar o tratamento é através de cirurgia e, segundo o caso de cada paciente, o procedimento deve ser realizado o quanto antes para que os sintomas sejam aliviados e não haja complicações.
Nos próximos artigos vamos falar um pouco mais sobre cada tipo de hérnia, suas diferenças, sintomas e aspectos cirúrgicos.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!