Hérnia inguinal é mesmo um problema?

HERNIA INGUINAL

O que é uma hérnia inguinal?

Conhecida como “hérnia da virilha”, a hérnia inguinal ocorre na região de encontro entre a coxa e a parte inferior do abdômen. Das hérnias abdominais, representa 75% dos casos, sendo a mais comum.

É mais comum em alguma faixa etária?

O homem é mais suscetível a esse tipo de hérnia. Na infância e na adolescência ela se dá por causa de uma falha no fechamento do canal da passagem do testículo para a bolsa escrotal. Quando adulto, pode ocorrer por conta desse não fechamento adequado do canal inguinal enquanto criança, ou devido à fragilidade da parede muscular (por defeitos congênitos ou condições adquiridas com o aumento de pressão intra-abdominal, como constipação intestinal ou tosse crônica, por exemplo).

Embora menos frequente, também aparece em mulheres, em razão de uma irregularidade no fechamento do conduto por onde passa o ligamento redondo do útero. Em idosos, surge em consequência da fraqueza muscular na virilha.

Sintomas da Hérnia inguinal

O principal sintoma é a saliência (como uma “bolinha”) na área da virilha e a dor e o desconforto nessa região, principalmente, quando o indivíduo realiza esforço e atividades físicas ou se há aumento da pressão intra-abdominal. Nos homens, o conteúdo da hérnia pode deslizar até a bolsa escrotal (hérnia inguino-escrotal).

Estar atento aos sintomas é o caminho para evitar riscos e complicações. Quando não tratada, além de inchaço e dor severa, a hérnia pode tornar-se encarcerada e causar estrangulamento do intestino, sendo necessária uma cirurgia emergencial.

Precisa de ajuda?

Você está com dores ou inchaço na região da virilha e desconfia de que está com hérnia inguinal?

O cirurgião geral é o especialista indicado para cuidar do seu problema. Através de uma boa análise clínica e, se for o caso, de alguns exames, é possível realizar seu diagnóstico e orientar seu tratamento, que sim, é cirúrgico.

A cirurgia pode ser realizada pela técnica convencional (“aberta”) , ou por Videolaparoscopia, que oferece uma melhor recuperação, menor dor e também apresenta benefícios estéticos devido a menores incisões.

A recuperação da operação de hérnia inguinal geralmente é rápida e, quando as orientações médicas são seguidas, a maioria das atividades cotidianas podem ser retomadas em pouco tempo.

 

Related posts

O que é hérnia abdominal? Quais são os tipos? Será que tem tratamento?

by Raphael Costa Andrade
5 anos ago

Umbigo “pra fora”? Será que é hérnia?

by Raphael Costa Andrade
5 anos ago

Você sabe o que é refluxo?

by Raphael Costa Andrade
5 anos ago