Qual caminho devo percorrer antes da bariátrica
O paciente precisará percorrer alguns passos antes de a cirurgia acontecer. O período do pré-operatório é muito importante e trará segurança para o procedimento.
Na consulta de avaliação com o cirurgião, o paciente poderá esclarecer as suas dúvidas e o médico entenderá mais a respeito da sua saúde. Ele solicitará todos os exames necessários para que possam ser dados os próximos passos. Endoscopia digestiva, ultrassonografia de abdômen e exames laboratoriais serão realizados para que aconteça a verificação adequada da condição do paciente.
Equipe multidisciplinar
Além disso, haverá também o encaminhamento para diferentes profissionais: psiquiatra, psicólogo, cardiologista, nutricionista, endocrinologista e outros. Eles formarão a equipe multidisciplinar que dará suporte ao paciente durante todo o processo. Esse time de profissionais aliado ao cirurgião representa o respaldo de saúde necessário a fim de que ocorra acompanhamentos médico, psicológico e nutricional durante a jornada. Tudo isso é feito para verificar fatores de risco e reduzi-los, além de entender o que pode comprometer os resultados, sempre priorizando a saúde do paciente.
Cirurgia necessária, e agora?
Determinada, então, a necessidade da cirurgia, outras etapas devem ser cumpridas, como a reeducação alimentar. Aprender a se adaptar à nova dieta é fundamental para o sucesso ser alcançado. A melhora na alimentação antes da operação trará a perda de peso, que proporcionará melhores condições para a anestesia e o procedimento em si. Também facilitará a recuperação pós-cirúrgica . De acordo com diversos estudos, reduzir 10% do peso no período pré-operatório e praticar atividades físicas são ações que trazem benefícios para a manutenção e perda de peso em longo prazo.
Já os acompanhamentos psicológico e psiquiátrico irão ajudar o paciente a lidar com a ansiedade e com os distúrbios alimentares. Além de cuidarem também de questões voltadas para auto-estima e depressão. As consultas e sessões realizadas com essas áreas de saúde irão prepará-lo para viver em sua nova condição, proporcionando orientação e apoio no antes e depois da cirurgia.
Por ser um procedimento importante, que implica mudança definitiva no aparelho digestivo e, portanto, no estilo de vida da pessoa, é fundamental que o paciente e sua família estejam cientes de que serão necessárias alterações de hábitos e comportamentos. Efetuar o pré-operatório de maneira correta e positiva, seguindo todas as orientações do cirurgião e de sua equipe de profissionais, fará toda a diferença no resultado. Alcançar qualidade de vida, auto-estima, saúde e diminuição expressiva de complicações relacionadas às comorbidades são benefícios fundamentais para quem realiza o processo.
Com o pré-operatório cumprido, chegou a hora da cirurgia! Venha comigo para o próximo artigo !
(fonte: www.sbcmb.org.br)