CIRURGIA ROBÓTICA

A TECNOLOGIA A FAVOR DA MEDICINA

Você já ouviu falar dessa técnica?

 

Anos atrás, quem poderia imaginar um robô participando da cirurgia de um humano?

Pois isso agora é realidade! Os avanços da tecnologia se somaram aos da Medicina para trazer algo muito melhor para médicos e pacientes, e é por isso que hoje vamos conversar sobre essa modalidade.

A cirurgia robótica é a evolução da cirurgia minimamente invasiva, e pode ser aplicada para o tratamento de diferentes casos. A exatidão proporcionada pela técnica traz benefícios para o cirurgião e, principalmente, para o paciente como, por exemplo, redução de perda sanguínea durante o procedimento, diminuição de dor no pós-operatório, retorno mais rápido às atividades do dia a dia, entre outros.
Ficou curioso? Vou explicar todos os detalhes para você!

COMO É FEITA A CIRURGIA ROBÓTICA?

QUEM OPERA É O ROBÔ?

Assim como ocorre em outros procedimentos realizados por meio de laparoscopia, a cirurgia robótica é feita através de pequenas incisões no corpo do paciente, porém, nesse caso, há a conexão dos braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e a câmera.

É importante que você entenda que o robô não opera o paciente sozinho. Na verdade, ele é um grande aparelho que será operado por um cirurgião capacitado. É necessário que o profissional participe de cursos de formação específicos para que possa realizar a cirurgia robótica. Isso habilita o cirurgião e traz para o paciente confiança e segurança ao optar por tal procedimento.

O cirurgião controla todos os movimentos feitos pelo robô através de um console de comando com binoculares, com visão tridimensional de alta definição e joysticks para controle dos braços mecânicos, que realizam, de modo preciso e delicado, através de pinças articuladas, toda a movimentação do cirurgião, com total estabilidade e sem possibilidade de tremores ou gestos involuntários das mãos. O robô possui dispositivos de segurança que travam a qualquer ação imprevista ou caso o médico retire seu rosto da tela de controle.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE CIRURGIA?

A cirurgia robótica é a evolução da laparoscopia

Como disse anteriormente, a cirurgia robótica é a evolução da laparoscopia. Diferentemente da cirurgia aberta e da laparoscópica, que são bidimensionais (2D) e realizadas com instrumentos rígidos, a robótica é feita com visão em 3D de alta definição e com movimentação articulada de aparelhos, o que garante maior exatidão, além de possibilitar uma mobilidade complexa até mesmo para mãos humanas.

A cirurgia robótica proporciona melhor ergonomia para o médico. Isso significa que o profissional trabalha de modo mais confortável e pode realizar procedimentos mais extensos e complexos. Tal ergonomia possibilita uma movimentação das pinças igual à do punho do cirurgião, em 360°, permitindo uma simulação precisa dos gestos do médico, o que diminui o risco de intercorrências durante o procedimento.

Dr Raphael Costa de Andrade

CIRURGIA GERAL E VIDEOLAPAROSCÓPICA

Médico graduado em 2009 pela UNESA, realizou suas especializações em Cirurgia Geral e Cirurgia Videolaparoscópica no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

Desde então, foi incorporado ao grupo de Staffs da II Clínica Cirúrgica do HFB, onde realiza cirurgias de média e alta complexidades, incluindo cirurgias minimamente invasivas. Também atua na área da cirurgia do aparelho digestivo, no cuidado de doenças benignas e malignas.

TELEFONE

(21) 3850-5700 – Flamengo
(21) 98114-9966 – Shopping Nova América (whatsapp)
(21) 2303-5635 – Shopping Nova América (Fixo)

E-MAIL

raphael.costa.andrade@gmail.com

Fonte: https://www.doctoralia.com.br
Excelente atendimento, profissionalismo, muuito simpático. Me deixou calma referente a cirurgia e pós operatório, explicou tudo com detalhes, super indico.

Fonte: https://www.doctoralia.com.br
Médico competente e muito atencioso....esclarece todas as dúvidas...recomendo muitooooo!!! Parabéns e obrigado!!

Marque sua consulta

NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ PARA CONFIRMAR