Essas são informações importantes para quem deseja fazer a cirurgia bariátrica.

Eu sou sempre acessível e disposto para tirar dúvidas de quem pretender fazer uma cirurgia bariátrica.

Essa possivelmente é das minhas maiores qualidades dentro do consultório, pois estou sempre ansioso para esclarecer as dúvidas e ajudar a pessoa a tomar sua decisão.

A obesidade é uma doença séria e complexa, e precisa ser tratada como tal. Sendo assim, acredito que a informação é a maior contribuição que um médico pode oferecer.

A primeira coisa que você deve saber é que a cirurgia bariátrica, conhecida como gastroplastia, cirurgia da obesidade ou de redução de estômago, tem como objetivo reduzir o peso das pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) muito elevado.

São pessoas com o  IMC acima de 35 Kg/m² e que têm complicações como:- apneia do sono;- hipertensão arterial;- diabetes;- aumento de gorduras no sangue.

Também são elegíveis os pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

Se imaginou com menos 70kg em seu corpo?

Pensou nas ‘privações’ que você precisará passar ao se adaptar a um novo estilo de vida?

E se a cirurgia não tiver exatamente o efeito que você espera?

Tem clareza que você se tornará uma nova pessoa?

Essas são apenas algumas das perguntas que os pacientes se fazem, por isso é muito importante o acompanhamento psicológico de todo paciente apto a operação.

– ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Os pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares (como, por exemplo, bulimia), devem ser tratados antes da cirurgia. Além da necessidade de realizarem exames clínicos e de laboratório.

– ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Quanto ao acompanhamento nutricional, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deverão ser acompanhados por longo tempo, com objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada.

– OUTRAS INFORMAÇÕES

Em alguns casos, é necessário fazer cirurgia plástica para a retirada de excesso de pele.

Mulheres que realizam bariátrica devem aguardar 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial conhecer muito bem o procedimento cirúrgico, os riscos e benefícios da cirurgia.

Lembrando que você não passa por nenhum desses processos sem ter total acompanhamento meu e de minha equipe.

Seremos seu porto seguro em todos os quesitos técnicos e médicos, para que você realize a operação com toda tranquilidade possível.

O quê achou das informações? Dá um pulo nas minhas redes sociais e deixe um comentário.

Aqui você encontra links que podem auxiliar nessa e outras pesquisas:

Se você possui mais dúvidas sobre esse ou outros temas pode se informar lendo outros conteúdos que produzi, apenas clicando aqui ou visitando o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.