Entendendo um pouco sobre a obesidade

A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, existem diferentes causas para que ela aconteça. É associada ao estilo de vida atual, em que a alimentação excessiva e nada rica em nutrientes é uma constante, assim como o sedentarismo, as poucas horas de sono e a má qualidade do ambiente em que se vive. Existem ainda questões genéticas, o uso de medicamentos para tratar outras doenças e alterações hormonais. Esses são apenas alguns fatores para que ela ocorra e prejudique de vez sua saúde. E, quando ligada a outras doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemia, a obesidade é responsável por milhões de mortes no planeta.

Um mal para a toda a humanidade

Então, atenção aos dados: no mundo, hoje, são mais 672 milhões de adultos obesos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. No Brasil, cerca de 50% da população está acima do peso, e a obesidade é uma realidade para aproximadamente 20% dos brasileiros. Por isso, precisa ser entendida realmente como uma doença séria, complexa e que precisa ser tratada.

Revertendo o quadro com a Bariátrica

É nesse cenário que as cirurgias BARIÁTRICA e METABÓLICA estão ganhando espaço na busca pelo tratamento e pela melhora na expectativa de vida do paciente. Elas representam a escolha confiável e eficaz na abordagem da obesidade grave e das enfermidades associadas que pioram devido ao excesso de peso. Os índices de resposta ao tratamento da doença estão acima de 90%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e o Brasil conta com cerca de 100 mil registros por ano referentes a esses procedimentos. Infelizmente, hoje, são operados somente 2% dos prováveis pacientes elegíveis em nosso país.

Ficou interessado em saber mais a respeito? Continue acompanhando, pois preparei uma série de artigos sobre o tema para que você possa saber ainda mais e tirar as suas dúvidas!

(fontes: www.sbcbm.org.br e www.fao.org/brasil )