A gravidez pós bariátrica pode ser segura e saudável, mas é preciso seguir as orientações médicas.

Muitas mulheres possuem o sonho da maternidade e a gravidez pós bariátrica é uma realidade.

Ao contrário do que alguns pensam, a operação não limita as pessoas. Ela gera oportunidades para que as limitações sejam vencidas.

A gravidez é apenas uma das possibilidades que a obesidade impede, pois interfere na produção hormonal e outras características do corpo.

Por isso, volto a dizer que a cirurgia bariátrica, nesse caso, é o que possibilita uma gravidez saudável e segura.

No entanto, existem condições para que a gravidez ocorra com sucesso e vou citar algumas delas.

Respeite o tempo mínimo

O organismo precisa de tempo para se reestruturar após uma cirurgia, sobretudo a cirurgia bariátrica.

Como sua alimentação passa a ser reduzida e a sua absorção de nutrientes também, o aconselhável é esperar o mínimo 18 meses para poder engravidar.

Uma gravidez antes desse tempo pode sofrer complicações e até mesmo causar má formação do feto.

Faça a suplementação corretamente

Conforme já foi dito acima, há grande carência de vitaminas no corpo e essas vitaminas são repostas através da suplementação.

Não realize a suplementação por conta própria ou baseada em indicação de outros pacientes. Cada organismo responde e se recupera da cirurgia de uma forma.

Dieta equilibrada é fundamental

A dieta é parte importantíssima para o sucesso da bariátrica.

O profissional de nutrição é capaz de sugerir a dieta perfeita para a recuperação da saúde da futura mamãe e da saúde do bebê, controlando o peso de ambos ao longo da gestação.

De olho na saúde emocional

As mudanças que a cirurgia proporciona são grandes, acontecem em velocidade rápida e são transformadoras.

Sendo assim, parte importante do processo é ter estabilidade emocional para entender cada etapa e as necessidades que elas apresentam.

No caso da gravidez esse acompanhamento é igualmente necessário para que se possa alinhar as expectativas da gravidez com o ganho da qualidade de vida.

Nessa etapa é importante um acompanhamento de perto do seu nutricionista, psicólogo e do médico responsável pela cirurgia bariátrica.

Total acompanhamento médico

Essa é a principal dica para quem deseja a gravidez pós bariátrica, pois o corpo e a saúde da gestante devem ser monitorados.

Desde as baixas taxas de glicose, comuns na gravidez, até a alimentação correta para prover uma amamentação segura e saudável.

As duas decisões são grandes passos na vida das mulheres e por isso o acompanhamento de profissionais atentos e capazes é imprescindível.

O que achou das dicas?

Se você possui mais dúvidas sobre esse ou outros temas pode se informar lendo outros conteúdos que produzi, apenas clicando aqui ou visitando o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.