Reuni as principais dúvidas que vão esclarecer a respeito dos mitos e verdades sobre cirurgia bariátrica.

Já se pegou em meio a tanta informação sobre cirurgia bariátrica, que você não sabia distinguir o que era mito ou verdade diante de tanto assunto?

Parece que quanto mais se busca um esclarecimento,  mais as questões se misturam e confundem, não é mesmo?

Por isso, enumerei as 10 principais dúvidas sobre o que pode ou não fazer ao se submeter a um cirurgia bariátrica.

Elas compõe os mitos e verdades que circulam pela internet e vão te ajudar a ter um entendimento melhor sobre o procedimento.

OS MITOS:

Essa cirurgia é mais arriscada que outras. 

As técnicas atuais são tão modernas que os riscos são quase nulos e não são maiores do que os riscos de uma cesárea ou retirada de vesícula.

Quem faz bariátrica não pode engravidar.

É possível engravidar. Na verdade tende a ser mais fácil, pois a obesidade cria obstáculos na libido ao reduzir alguns hormônios, além de afetar a autoestima.

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia bariátrica

É necessário ter IMC acima de 40 kg/m² e ter se submetido há pelo menos 2 anos de tentativas de emagrecimento sem obter sucesso.
Em caso de IMC menor de 40 kg/m² é preciso que o médico avalie se há doenças graves causadas pela obesidade que justifiquem a cirurgia.

Após a cirurgia, poderei comer de tudo que não vou engordar

Tomar cuidado com a alimentação é algo que você precisará fazer para o resto da vida, pois a bariátrica precisa vir acompanhada de uma mudança de pensamento e de hábitos.
Esse é um compromisso com a sua própria saúde, para que exista sempre equilíbrio em relação a sua saúde e a sua alimentação

Não vou conseguir comer alguns alimentos nunca mais.

Não há alimento que não possa ser comido, no entanto é necessário entender que as quantidades passam a ser reduzidas. Essa mudança de hábitos é essencial.

AS VERDADES:

Vou precisar tomar vitamina a vida toda. (parcialmente)

Você precisa de acompanhamento médico por toda a vida, o que é normal mesmo para quem não realiza a bariátrica, e esse acompanhamento é quem vai ditar se você precisa ou não de suplementação com vitaminas.

O paciente que faz a cirurgia bariátrica pode ter queda de cabelo. 

Ocorre geralmente por volta do terceiro mês e pode se estender até o primeiro ano da cirurgia. Isso acontece devido a perda rápida de peso e cabe à equipe avaliar se não há outro problema de saúde agravando esse quadro.

É necessário fazer uma dieta restrita após a cirurgia. 

A dieta restrita existe e possui diferentes estágios, porém eles não são muito longos e logo você poderá voltar a comer como antes da cirurgia, porém, é necessário ter limites.

A cirurgia bariátrica melhora ou cura doenças graves. 

A perda de peso costuma causar uma significativa melhora na saúde, chegando a fazer com que o paciente não precise mais tomar algumas medicações.

É necessário fazer uma ampla avaliação médica antes da cirurgia. 

O paciente precisa passar por diversos exames e avaliações de diferentes especialistas médicos. Endócrinos, nutricionistas, treinadores físicos e até mesmo cardiologistas podem ser necessários nessa etapa.

O quê achou das dicas? Dá um pulo nas minhas redes sociais e deixe um comentário.

Aqui você encontra links que podem auxiliar nessa e outras pesquisas:

Se você possui mais dúvidas sobre esse ou outros temas pode se informar lendo outros conteúdos que produzi, apenas clicando aqui ou visitando o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.