Saiba quando a fertilidade masculina é prejudicada devido a obesidade.

A obesidade interfere diretamente na fertilidade masculina e isso precisa ser dito sem rodeios ou floreios.

A obesidade, como sabemos, implica em diversas doenças ligadas a ela direta ou indiretamente.

A grande maioria precisa de cuidados próximos, pois podem chegar a níveis realmente preocupantes.

No entanto, algumas mexem diretamente com o ego do paciente e podem afetar planos futuros do casal. Impotência e Infertilidade são os mais comuns.

Abaixo os impactos da obesidade na fertilidade masculina:

– Impotência

Trocando em miúdos, podemos dizer que o pênis é formado por vasos sanguíneos, assim como o seu coração.
Se o seu coração é afetado pela diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, entenda que o seu pênis também poderá ser.

– Andropausa

O nome é estranho, mas as complicações são conhecidas, sobretudo no equivalente feminino, conhecido como menopausa.
A obesidade acelera essa condição, sendo assim desencadeia alterações de humor, perda de massa muscular, cansaço, falta de energia, redução da libido e disfunção erétil.

Associada a queda de testosterona, a andropausa nos casos de obesidade não precisa de reposição hormonal. Basta a simples mudança de hábitos físicos e alimentares.

– Fertilidade

Se a sua saúde tende a piorar devido o quadro de obesidade, você pode imaginar que a qualidade do seu líquido seminal também sofra consequências.
A primeira delas é a diminuição desse líquido, ou seja, menos sêmen liberado por cada ejaculação.
A segunda observação a ser feita é no fato de que a gordura transforma a testosterona em estradiol. Sim, o hormônio masculino se transforma em hormônio feminino, afetando diretamente a fertilidade.

– O IMC (índice de massa corporal) e sua importância

Quando acima de 30 kg/m2 o IMC afeta diretamente a produção de testosterona, ela novamente, fazendo com que tudo o que foi dito acima possa ocorrer novamente.

Vale lembrar que as referências acima não são regras exatas, mas estatisticamente os dados funcionam de forma parecida com a que mencionei.

Aqui você encontra links que podem auxiliar na sua pesquisa:

Se você possui mais dúvidas sobre esse ou outros temas pode se informar lendo outros conteúdos que produzi, apenas clicando aqui ou visitando o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.